[Drops 01] Solo, Ser e Sociedade - Satish Kumar


Solo, Ser e Sociedade - Satish Kumar, 2008


O indiano Satish Kumar adota o Soil, Soul & Society [Solo, Ser & Sociedade] como modelo para promoção de uma vida sustentável.
Diferentemente do Triple Bottom Line [Linha dos Três Pilares, tradução que não "pegou” no português], do inglês John Elkington, não se constata aqui uma dimensão específica para os valores monetários. Como assim? Não aprendemos que a sustentabilidade se apoia nas dimensões social, ambiental e econômico-financeira?
Satish diz que as organizações são frutos das ações humanas coletivas e, portanto, devem pertencer à dimensão “sociedade”. Sendo assim, as perguntas mais importantes neste novo modelo são: De que forma as organizações se constituem um serviço ao ser humano? E de que forma elas entendem que a sua relação com a natureza não é a de posse, mas de tutela para as futuras gerações?

Atualização em 31 Jul. 18: Saiba mais sobre o Solo, Ser e Sociedade [cuja tradução final adotada para o português foi "Solo, Alma e Sociedade", título do livro lançado pelo autor em 2017 no Brasil pela Palas Athena] na voz do próprio Satish Kumar, com legendas em português:




[Publicado originalmente no site Plenitude Social em 05 de julho de 2012]


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Drops 19] Satish Kumar no Brasil

[Drops 10] Livro "Cuidado e Sustentabilidade"

[Drops 07] Estamos preparados para o "Mundo CNN"?

[Drops 12] Monoculturas da Mente

[Drops 13] Slow Food

[Drops 03] O que é “transparência”? E qual é a empresa mais transparente do mundo?

[Drops 06] As três dimensões da sustentabilidade não têm pesos iguais

[Drops 14] Feliz com o seu Nespresso?

[Drops 22] O "Recall" do Triple Bottom Line