[Drops 16] Informação, Conhecimento ou Sabedoria?


Fritjof Capra: Informação, Conhecimento ou Sabedoria?


Em março de 2002, o físico e escritor Fritjof Capra esteve no Brasil e fez uma palestra aberta ao público no auditório da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

Neste encontro ele afirmou que raramente via televisão e explicou o motivo: é que a televisão traz muitas informações num curto espaço de tempo, muitas delas desnecessárias, e que isso é um tipo de coisa a ser evitada. E que, sim, ele ligava a televisão de vez em quando para ver documentários e um ou outro programa interessante.

O objetivo desta prática era filtrar a quantidade de informações, pois, segundo ele, “o excesso de informação não conduz necessariamente ao conhecimento. E o excesso de conhecimento não conduz necessariamente à sabedoria”. E que a sabedoria seria fundamental para enfrentarmos os complexos problemas relativos à sustentabilidade.

Num momento de “Mundo CNN”, onde a comunicação é global e a revolução pela transparência imperativa, fica a pergunta: estamos nos tornando pessoas mais informadas? Mais cultas? Mais sábias?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Drops 19] Satish Kumar no Brasil

[Drops 01] Solo, Ser e Sociedade - Satish Kumar

[Drops 10] Livro "Cuidado e Sustentabilidade"

[Drops 07] Estamos preparados para o "Mundo CNN"?

[Drops 12] Monoculturas da Mente

[Drops 13] Slow Food

[Drops 03] O que é “transparência”? E qual é a empresa mais transparente do mundo?

[Drops 06] As três dimensões da sustentabilidade não têm pesos iguais

[Drops 14] Feliz com o seu Nespresso?

[Drops 22] O "Recall" do Triple Bottom Line