[Drops 19] Satish Kumar no Brasil


Satish Kumar no Brasil

O indiano Satish Kumar é um ex-monge jainista que andou a pé da Índia à Europa numa cruzada antinuclear. No mês passado ele esteve em São Paulo apresentando a palestra “Alma, Solo e Sociedade” [ou Solo, Ser e Sociedade, o post que inaugurou o Drops de Sustentabilidade em 2012], uma proposta de tríade para os novos tempos.

Intimamente relacionado à promoção de uma vida sustentável, Satish declara que os três elementos “podem inspirar um pensamento verdadeiramente holístico. Eles podem trazer a natureza, a humanidade e a espiritualidade juntos” (KUMAR, 2008, p. 75).

Essas são algumas das principais frases que ele disse no encontro promovido pela Escola Schumacher Brasil, Palas Athena e SESC Vila Mariana:

“A natureza hoje é considerada como um recurso para a economia. Temos que repensar esta ideia, porque a natureza não pode ser isso. Ela é muito mais importante, ela é a fonte de toda a vida!”

“A economia deveria se aproximar da lógica da natureza: Se você planta uma semente de manga, você recebe milhares de mangas todos os anos. Se você coloca dinheiro no banco, o quanto ele se multiplica?”

“Nenhuma flor reclama da abelha tirar seu néctar, porque cada abelha tira um pouquinho de néctar de cada flor. Nós estamos errando com a natureza, nós estamos tirando muita coisa dela! Nós temos que reverencia-la, temos que tirar as nossas necessidades de lá, porém sem ganâncias”.

“Hoje nós não vivemos uma economia, vivemos uma egonomia”. 

“Solo, não dinheiro, é a nossa riqueza. O solo representa a natureza. Hoje somos ricos em dinheiro”.

“A chuva vem sem você ter cartão de crédito. Você não precisa pagar pela chuva”.

“Nosso planeta não é uma rocha morta, na Índia nossa terra é a nossa mãe. Só aquilo que está vivo pode suportar a vida”.

“Não podemos pensar que somos apenas corpo. Somos corpo e somos alma. Se compramos roupas caras para nos vestir, o que fazemos para a alma? Meditamos? As pessoas dizem que não tem tempo para isso”. 

“Na Índia, na ioga, nós reverenciamos o sol. É assim que a alma é alimentada, com a nossa incrível relação com a natureza, é dessa forma que teremos a felicidade interna”. 

“Fique sozinho, passe um tempo meditando e andando na natureza. Pergunte-se, ‘quem eu sou?’. Você é mais do que um brasileiro, um professor... você é mais que essas coisas todas. Isso leva à autorrealização”. 

“Eu não gasto tempo no Facebook, eu gosto de passar o tempo comigo. A tecnologia tem que ser usada com sabedoria, para que você não deixe de ter tempo para a contemplação, relacionamentos, filhos”. 

“Se você não se ama, como pode esperar que outras pessoas a amem? Cuidar da gente mesmo é fundamental”.

“Se você tiver algum lugar bonito para ir fora de São Paulo, vá! Se você puder fabricar coisas com as suas próprias mãos, fabrique! Viva perto da natureza, numa cidade pequena. Isso vai ser bom para São Paulo também, sair daqui. Você pode considerar trabalhar 3 dias somente e sair os outros dias de São Paulo”. 

“Não pague contas altas, pague contas baixas”. 

“Eu gosto do conceito de ‘simplicidade elegante’”.

“No momento o mundo está dividido em nacionalidades, políticas, religiões. São todos entendimentos estreitos. Antes de sermos americanos, indianos, etc, nós somos membros de uma família humana. Depois estas ‘divisões’ são transformadas em diversidade”. 

“Sem humildade não pode haver humanidade. Essas palavras vem da mesma raiz”.

“Sociedade significa criar uma nova humanidade”. 

“A guerra começa com o medo, a paz começa com a confiança”, citando Vinoba Bhave.

“O que move pessoas a mudanças positivas na vida? O que melhor inspira são os bons exemplos, como os de Gandhi, Madre Tereza, Paulo Freire, etc. Os livros são úteis, porém quando você vê algo que funciona, isso move você. Pratique aquilo que você acredita, isso é o mais inspirador para as pessoas”.

“Qual é a minha contribuição para esse mundo?”

“Os EUA estão há 500 anos perseguindo a felicidade e eles ainda não a encontraram. Minha recomendação: Parem de perseguir a felicidade, simplesmente sintam a felicidade!”


Referência bibliográfica:

KUMAR, Satish. You Are Therefore I Am: a declaration of dependence. Foxhole, Dartington, Totnes, Devon, UK: Green Books, 2008. 191 p. 

Comentários

  1. Lindo, Cid! Obrigada pelo registro!

    ResponderExcluir
  2. O Serviço de Financiamento Le_Meridian foi acima e além de suas necessidades para me ajudar com meu empréstimo, que eu usei para expandir meus negócios de farmácia. Eles eram amigáveis, profissionais e absolutos, para trabalhar. Email..lfdsloans@lemeridianfds.com Ou lfdsloans@outlook.com.WhatsApp ... + 19893943740.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Drops 01] Solo, Ser e Sociedade - Satish Kumar

[Drops 10] Livro "Cuidado e Sustentabilidade"

[Drops 07] Estamos preparados para o "Mundo CNN"?

[Drops 12] Monoculturas da Mente

[Drops 13] Slow Food

[Drops 03] O que é “transparência”? E qual é a empresa mais transparente do mundo?

[Drops 14] Feliz com o seu Nespresso?

[Drops 06] As três dimensões da sustentabilidade não têm pesos iguais

[Drops 22] O "Recall" do Triple Bottom Line